No último ano houve crescimento da convocação de recalls no Brasil, com liderança para o setor automotivo. De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), carros e motos respondem, juntos, por 87% dos chamamentos no Brasil.
Em 2016, 1.575.917 carros foram convocados para correção de falhas pelos fabricantes. Em 2017, o número somou 1.800.865 veÃculos, abrangendo marcas e modelos populares e luxuosos, um aumento de 14,27% em relação ao ano anterior.
Este é o quinto ano consecutivo em que número de recalls aumenta em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).
Em 2017, 2.539.399 itens foram considerados defeituosos por fabricantes ou pelas autoridades federais e foram submetidos a revisão ou correção determinadas pela legislação. Dois produtos somaram 1 milhão do total dos itens convocados em 2017. Quinhentos mil foram embalagens de páprica da marca Kitano, recolhidas por fugirem ao padrão permitido, e outros 500 mil foram veÃculos da marca Toyota.
O setor que liderou os recalls em 2017 foi a indústria automobilÃstica, com 109 chamamentos, seguido pelo segmento de motocicletas, que fez 12 recalls. As outras 18 convocações foram feitas por outros oito segmentos: o de alimentos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, eletrônicos, esporte e lazer, peças e componentes mecânicos, produtos infantis e saúde.
A convocação de recalls se justifica no direito ao consumo seguro e à preservação da saúde do consumidor, princÃpios previstos no Código de Defesa do Consumidor.